domingo, 18 de novembro de 2012

O uso das mídias no cotidiano escolar:


A tecnologia vem crescendo de uma forma assustadora, e para acompanhá-la temos que nos atualizar no mesmo ritmo. Esse é um dos pontos positivos, a tecnologia vem nos auxiliar em todos os âmbitos da nossa vida, mas ao mesmo tempo em que temos acesso a várias formas de conhecimento através de um simples apertar de um botão, devemos ter clareza e discernimento para separar o que realmente é importante e interpretar as informações.
            É necessário exercitar a leitura crítica, dar sentido ás informações, pois vivemos a era das incertezas, onde é necessário observar a diversidade de perspectivas, às inúmeras interpretações.
            Para viver nesta sociedade, precisamos preparar nossos alunos para serem mais flexíveis, eficazes e autônomos. É necessário que o aluno vá em busca da informação, interpretá-la, analisá-la, compreendê-la e por fim comunicá-la.
            É imprescindível que para essa nova forma de agir e pensar haja uma nova forma de ensinar e aprender. Como educadores devemos rever nossa forma de ensinar, que muitas vezes fica impregnada de métodos e práticas tradicionais que nada tem para contribuir para a formação crítica e reflexiva do aluno que queremos formar para atuar na sociedade da tecnologia.


Vejam a pesquisa que eu fiz em nossa escola sobre as tecnologias usadas em sala de aula:


Tecnologias
Número de professores
Finalidade
Rádio
23
Músicas, histórias.
TV/DVD
23
Filmes, histórias, reportagens
Computador
23
Centro de Inclusão Digital; Fonte de pesquisa.
Calculadora
5
Atividades envolvendo cálculos;
Multimídia
1
Projeção de slides;
Tablet
1
Histórias, fotos e filmagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário